quinta-feira, outubro 11, 2007

Mosca nojenta!

Posted by Picasa

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Tiago.

Excelente fotografia!

Caso não seja um segredo inviolável ;) diz-me, por favor, qual é a objectiva que usas para este tipo de captações – marca, modelo e características mais relevantes.

Se preferires responder por e-mail, podes usar o que tens no meu cartão.


Obrigado. Um abraço.

TMT disse...

Caro Mário, na fotografia não existem segredos!
Utilizei a minha Nikon D50 com a minha macro de 60mm f2.8, modelo antigo sem D.
link:
http://www.europe-nikon.com/product/en_GB/products/broad/645/overview.html

a sigma tb tem lentes macro muito boas, se tiveres dúvidas telefona.
Abraço, tiago

Anónimo disse...

Obrigado Tiago.


Na tua opinião, qual é a grande diferença entre essa objectiva, ou por exemplo, a equivalente Macro da Sigma – 70mm, f2.8 e o meu zoom Sigma 17-70, f2.8-4.5, quando usado em 70mm – já que com ele até consigo focar (comprovado pela experiência) a cerca de 10cm de distancia do objecto?

Não esquecendo, claro, que quando este zoom se encontra em 70mm a maior abertura possível é f4.5, contra a espectacular f2.8 destas macros fixas… mas, para além dessa, segundo a tua experiência, há mais vantagens em usar macros fixas para este tipo de captações?


Agradeço a tua paciência ;)

Um abraço.

TMT disse...

Sem sombra de dúvida, uma macro é uma macro o resto são cantigas.
As lentes macro são projectadas para funcionarem a curtas distãncias (desenho optico especifico). Permitem tambem fazer relações de 1 para 1, ou seja, por exemplo: um objecto com 2 cm ficará com 2 cm no negativo (permitindo assim ampliações fabulosas). Existem tb outras focais de 100mm ou 135mm que permitem trabalhar a maior distãncia do objecto (bom para insectos, por exepl.) Os zooms permitem fazer aproximações do tipo 1 para 4 mas a resposta em termos de cor, contraste e definição não tem nada a ver! Por acaso não tenho nenhuma Macro para canon senão emprestava-te para veres, se quiseres empresto-te a minha Nikon, tens corpo para a lente?
Abraço.

Anónimo disse...

Olá novamente.

O meu zoom permite fazer uma aproximação de até 1 para 2.3 – nada mau para um zoom – e a qualidade da captação é bastante satisfatória para este tipo de objectiva, mas tanto eu como a Rita gostávamos de aprofundar as nossas experiências na chamada macrofotografia, daí andar a "sondar" essa área.

De facto, nada como fazer uns testes para poder observar as características e diferenças entre as objectivas. É o que vamos fazer um dia destes.

Quanto à tua oferta, para além do corpo digital Canon que agora utilizamos, temos outros dois analógicos, Minolta e Nikon, mas é tão fácil experimentar objectivas "numa Fnac perto de si" ;) que não se justificaria abdicares do teu brinquedo, por pouco tempo que fosse. Agradeço na mesma, claro.


Mais uma vez obrigado.

Um grande abraço.

 
Google
Web hyperfoto.blogspot.com
digitalpinhole.blogspot.com palerma.blogspot.com